Béata U. Habyarimana, Ministra da Industria e Comércio do Rwanda, procedeu esta manhã (14.12.2021), uma visita ao Stand de Moçambique em Kigali, República do Ruanda.

A visita esteve inserida no contexto da inauguração oficial da 24a Feira Internacional de Ruanda, que decorre em Kigali, desde o passado dia 09 de Dezembro, com o término à 30 de Dezembro de 2021.

Refira-se que uma uma Delegação Moçambicana chefiada pelo Director Geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), Gil Bires, participa no evento para promover as oportunidades de investimento em Moçambique, assim como o potencial de exportação.

Integram a Delegação, quadros do Ministério da Indústria e Comércio; do Ministério dos Recursos Minerais e Energia; Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas através da INFRAPESCA; Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos através do Fundo para o Fomento de Habitação (FFH) e o Fundo de Investimento e Património para o Abastecimento de Água (FIPAG); Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze; Instituto Nacional do Turismo (INATUR, IP), entre outras instutuiçoes. Igualmente, fazem parte da delegação, empresas, que pretendem estabelecer parcerias naquele País.

O evento é organizado pelo Private Sector Federation (PSF) em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio daquele País e o Rwanda Development Board (RDB), estando prevista a participação de mais de 400 expositores oriundos de 25 países, que  irão expor os seus bens e serviços nos mais deversos sectores de actividade económica.

A Feira Internacional do Ruanda irá proporcionar aos expositores e visitantes, a oportunidade de interacção por meio de reuniões B2B e B2C, com o objectivo de firmar parcerias e explorar novas oportunidades de investimento e negócios face aos efeitos da pandemia da COVID 19.